Topo

Quebrada Tech

App quer transformar casa de moradores da quebrada em hamburgueria

Quebrada Tech

06/05/2020 04h00

Jefferson Portugal adaptou a sua casa no Jardim Ângela para se tornar uma hamburgueria artesanal (Divulgação)

A iniciativa é um novo formato para gerar renda e combater o desemprego, além disso, a multiplicação de novas hamburguerias pode atender a alta demanda de entregas durante o período de isolamento social por causa da pandemia de coronavírus.  

Por Tamires Rodrigues

Pensando na alta demanda que os serviços de delivery estão tendo desde o início da quarentena e no crescente desemprego, Ademario Santos, fundador da Ex-Burguer, uma rede de hamburguerias espalhada pela periferia da cidade de São Paulo, resolveu criar a campanha "EX-oportunidade" para moradores que estão desempregados e que simpatizam com o trabalho no ramo de fast food.

A lanchonete oferece um kit com tutorial de como fazer os sanduíches no padrão da Ex-Burguer, material para produção e a estrutura para revender os lanches com acesso ao serviço de motoboy e o aplicativo da própria empresa – disponível para Android e iOS.

"Eu quero gerar essa possibilidade para que as pessoas possam produzir lanches em casa, vender para o vizinho, para a rua de baixo, para a rua de cima", diz Santos.

Ex-Burguer também tem cadastro nas plataformas do Uber Eats e iFood para diversificar as entradas de pedidos. Atualmente, a rede conta com 35 estabelecimentos.

Incentivo a novas hamburguerias

Morador do Jardim Ângela, zona sul de São Paulo, Jefferson Portugal, o JotaPê, aproveitou um dos seus hobbies, que é cozinhar, para fazer um prato especial que atendesse o gosto da sua "crush". Após preparar um lanche vegano, recebeu a avaliação de "ótimo". Foi então que surgiu a ideia de abrir a própria hamburgueria, a J.Burguer, onde todo o preparo dos lanches é feito em casa de maneira artesanal.

Portugal está sempre inventando novas receitas para inovar seu cardápio. Atualmente a J.Burguer possui cinco lanches no menu, sendo um dos mais pedidos o "Vegan" e o "Da Vovó", que ganhou esse nome por ser uma receita especial da família do empreendedor.

"Faço o pão, preparo a carne, compro os ingredientes, seleciono tudo. Trabalho com batata chips, descascada e cortada, feita na hora para enviar para o cliente", diz Portugal.

Em certos dias os números de pedidos ultrapassam as expectativas. Embora promissor, o negócio de Portugal ainda não expandiu para outros bairros. Um dos gargalos para o empreendimento é o delivery .

"Eu mando mensagem no WhatsApp do entregador, ele busca e entrega. Quando tem pouco pedido e é perto, eu mesmo saio para entregar. Às vezes a pé, às vezes com a bike emprestada de algum amigo", diz.

É aí que a história da Ex-Burguer e da J.Burguer poderiam se encontrar. Umas das propostas do app da Ex-Burguer é integrar o delivery, facilitando o contato com o motoboy, pontos de venda e retirada de lanches, fator que, segundo Santos, ajudaria o desempenho do jovem empreendedor do Jardim Ângela.

Para Portugal, a proposta do aplicativo e da campanha criada por Santos poderia ter ajudado no inicio do negócio. "Ela me serviria se chegasse antes de eu ter aberto a hamburgueria, sem dúvida seria muito útil", diz.

Santos e Portugal criaram um meio de geração de renda em suas próprias casas para não cair na estatística de desemprego, no entanto, um já tem fluidez em seu negócio e o outro está em fase inicial e busca aprimorar a atuação.

Sobre os autores

O Desenrola E Não Me Enrola é um coletivo de produção jornalística que atua a partir das periferias de São Paulo, investigando fatos invisíveis que geram grandes impactos sociais na vida dos moradores e moradoras dos territórios periféricos.

Sobre o Blog

Como a vida dos moradores das periferias vem sendo impactada pela revolução digital que transformou as relações sociais, econômicas, culturais e políticas? É isso que o coletivo de jornalismo Desenrola E Não Me Enrola vai contar aqui no blog, trazendo histórias diretamente de quebrada para você conhecer de maneira mais aprofundada esse contexto social que mescla recursos mobile, consumo, comportamento, redes sociais e inovação. Site: https://desenrolaenaomenrola.com.br/