App quer transformar casa de moradores da quebrada em hamburgueria
A iniciativa é um novo formato para gerar renda e combater o desemprego, além disso, a multiplicação de novas hamburguerias pode atender a alta demanda de entregas durante o período de isolamento social por causa da pandemia de coronavírus.
Por Tamires Rodrigues
Pensando na alta demanda que os serviços de delivery estão tendo desde o início da quarentena e no crescente desemprego, Ademario Santos, fundador da Ex-Burguer, uma rede de hamburguerias espalhada pela periferia da cidade de São Paulo, resolveu criar a campanha "EX-oportunidade" para moradores que estão desempregados e que simpatizam com o trabalho no ramo de fast food.
A lanchonete oferece um kit com tutorial de como fazer os sanduíches no padrão da Ex-Burguer, material para produção e a estrutura para revender os lanches com acesso ao serviço de motoboy e o aplicativo da própria empresa – disponível para Android e iOS.
"Eu quero gerar essa possibilidade para que as pessoas possam produzir lanches em casa, vender para o vizinho, para a rua de baixo, para a rua de cima", diz Santos.
A Ex-Burguer também tem cadastro nas plataformas do Uber Eats e iFood para diversificar as entradas de pedidos. Atualmente, a rede conta com 35 estabelecimentos.
Incentivo a novas hamburguerias
Morador do Jardim Ângela, zona sul de São Paulo, Jefferson Portugal, o JotaPê, aproveitou um dos seus hobbies, que é cozinhar, para fazer um prato especial que atendesse o gosto da sua "crush". Após preparar um lanche vegano, recebeu a avaliação de "ótimo". Foi então que surgiu a ideia de abrir a própria hamburgueria, a J.Burguer, onde todo o preparo dos lanches é feito em casa de maneira artesanal.
Portugal está sempre inventando novas receitas para inovar seu cardápio. Atualmente a J.Burguer possui cinco lanches no menu, sendo um dos mais pedidos o "Vegan" e o "Da Vovó", que ganhou esse nome por ser uma receita especial da família do empreendedor.
"Faço o pão, preparo a carne, compro os ingredientes, seleciono tudo. Trabalho com batata chips, descascada e cortada, feita na hora para enviar para o cliente", diz Portugal.
Em certos dias os números de pedidos ultrapassam as expectativas. Embora promissor, o negócio de Portugal ainda não expandiu para outros bairros. Um dos gargalos para o empreendimento é o delivery .
"Eu mando mensagem no WhatsApp do entregador, ele busca e entrega. Quando tem pouco pedido e é perto, eu mesmo saio para entregar. Às vezes a pé, às vezes com a bike emprestada de algum amigo", diz.
É aí que a história da Ex-Burguer e da J.Burguer poderiam se encontrar. Umas das propostas do app da Ex-Burguer é integrar o delivery, facilitando o contato com o motoboy, pontos de venda e retirada de lanches, fator que, segundo Santos, ajudaria o desempenho do jovem empreendedor do Jardim Ângela.
Para Portugal, a proposta do aplicativo e da campanha criada por Santos poderia ter ajudado no inicio do negócio. "Ela me serviria se chegasse antes de eu ter aberto a hamburgueria, sem dúvida seria muito útil", diz.
Santos e Portugal criaram um meio de geração de renda em suas próprias casas para não cair na estatística de desemprego, no entanto, um já tem fluidez em seu negócio e o outro está em fase inicial e busca aprimorar a atuação.
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