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Quebrada Tech

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Conhece panfletagem digital? Como ela tem ajudado os negócios nas quebradas

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2005-06-20T19:16:40

05/06/2019 16h40

As hamburguerias chegaram com força total às periferias de São Paulo, para oferecer aos moradores dos territórios uma opção de qualidade em alimentação e atendimento digitalizado nos processos de vendas.

Por Tamires Rodrigues

O hábito de ir ao shopping ou à região central da cidade para comer um hambúrguer artesanal ou vegano virou um programa familiar. Mas ele também pode ser apreciado dentro de casa ou em restaurantes localizados nas quebradas de São Paulo. E de olho em movimentar esse cenário, empreendedores têm adotados estratégias diferentes para fidelizar clientes. Já ouviu falar em panfletagem digital?

No inicio do negócio, a distribuição de panfletos e flyers impressos, que anunciavam a promoção de diversos tipos de hambúrgueres, era a principal aliada de comerciantes de bairros localizados nas periferias da zona sul de São Paulo. Porém, a partir do acesso ao celular e uma série de aplicativos, os donos destes comércios decidiram se reinventar, utilizando a panfletagem digital, como estratégia de divulgação do próprio negócio.

David Fogaça é sócio proprietário da Hamburgueria Fogaça´s. 

"Percebo que muitas pessoas hoje são digitais. No início do negócio saíamos para as ruas para entregar panfletos, isso trouxe alguns resultados, mas no digital trouxe bem mais, com um custo bem menor," conta David Fogaça, sócio-proprietário da Hamburgueria e Pizzaria Fogaça, localizada no Jardim Nakamura, zona sul da cidade.

A situação vivenciada por Fogaça ganhou força e passou a fazer parte da sua rotina de trabalho, após ele tomar a decisão de usar aplicativos móveis para vender os produtos da hamburgueria. "Eu automatizei o WhatsApp e coloquei um robô para responder perguntas frequentes. E tem o nosso próprio aplicativo que o cliente acessa e faz o pedido direto, sem intermediários."

Na cultura das hamburguerias da quebrada, a panfletagem digital consiste no benefício de falar diretamente com seu público em menor tempo, utilizando ferramentas como Status do WhatsApp e o Stories do Instagram. Os conteúdos divulgados são em sua maioria promoções de combos, pratos novos, horários de funcionamento, cardápio e descontos especiais para fidelização de clientes.

A Stop Burguer, localizada no Jardim São Joaquim, também na zona sul da cidade, faz parte dessa geração de hamburguerias da quebrada que usa a panfletagem digital. Com o WhatsApp Business, o empreendedor Roberto Lage, proprietário do negócio, divulga suas novidades.

"Postamos no Status e eles [consumidores] acabam visualizando tudo, vira uma panfletagem praticamente, né?", explica o empreendedor.

Outra estratégia adotada por Lage é a criação de grupos no WhatsApp para o envio de novas promoções. A tática é feita com ajuda do recurso Listas de transmissão, presente na plataforma.

As experiências compartilhadas pelos empreendedores para a equipe de reportagem Quebrada Tech mostra a inversão do caminho tradicional de uma empresa, que seria a contratação de uma agência de comunicação especializada em marketing digital. No entanto, eles estão aproveitando suas vivências com os moradores e os aprendizados do dia dia dos negócios, que somente eles possuem e compreendem, para transformar isso em um diferencial para manter o negócio de pé e com grandes possibilidades de crescimento a médio e longo prazo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre os autores

O Desenrola E Não Me Enrola é um coletivo de produção jornalística que atua a partir das periferias de São Paulo, investigando fatos invisíveis que geram grandes impactos sociais na vida dos moradores e moradoras dos territórios periféricos.

Sobre o Blog

Como a vida dos moradores das periferias vem sendo impactada pela revolução digital que transformou as relações sociais, econômicas, culturais e políticas? É isso que o coletivo de jornalismo Desenrola E Não Me Enrola vai contar aqui no blog, trazendo histórias diretamente de quebrada para você conhecer de maneira mais aprofundada esse contexto social que mescla recursos mobile, consumo, comportamento, redes sociais e inovação. Site: https://desenrolaenaomenrola.com.br/