Topo

Quebrada Tech

O que tem na loja de gadgets que se espalhou por quebradas de SP em 10 anos

Quebrada Tech

26/06/2019 04h00

Junto com a expansão de regiões atendidas, o número de funcionários chegou a ultrapassar 100 pessoas. Esse cenário de transformação e crescimento nos negócios foi puxado por um único motivo: o consumo de acessórios de celular.  

Por Ronaldo Matos

Dez anos atrás, a loja de produtos e serviços eletrônicos voltada ao universo do celular MR Celulares e Games, local onde o gerente de vendas Ianael Santos trabalha há quatro anos, tinha apenas uma unidade situada no centro de Itapecerica da Serra, município que faz divisa com bairros da zona sul de São Paulo. Hoje, são 12 unidades do mesmo comércio espalhados pelos distritos de Campo Limpo, Santo Amaro, Grajaú, Capão Redondo e Jardim Ângela.

Baixo custo, diversidade de produtos e serviços e localização acessível aos moradores são os principais fatores citados pelo gerente de vendas para o crescimento do comércio de acessórios eletrônicos em territórios periféricos da cidade.

Uma característica comum deste tipo de comércio está na sua geolocalização estratégica, responsável por posicionar as lojas em ruas e avenidas que possuem uma concentração de grandes magazines de eletrônicos e eletrodomésticos.

"Sexta e sábado são os dias que bomba mais de público", afirma Ianael, detalhando os dias da semana que a loja tem um aumento significativo de clientes. Ele destaca que quando os moradores da periferia compram celulares, logo após sair dos magazines, no caminho pra casa, eles decidem passar na loja de acessórios para garantir uma proteção a mais para o aparelho.

"As pessoas compram um aparelho e já vem atrás de uma capinha e uma película. Então o pessoal já quer proteger o aparelho", explica o gerente, argumentando que o preço desses acessórios em lojas das periferias chega a variar até seis reais em relação ao comércio da região central. "Aqui uma película custa R$ 2 para quem paga em dinheiro. No centro esse item chega a custar R$ 8. Tem gente que vem do centro, de longe, para comprar aqui."

Ambiente interno de uma das lojas da rede de produtos e serviços eletrônicos.

Para o gerente de vendas, esses fatores impactam diretamente nos hábitos de consumo dos moradores, que chegam às lojas interessados em consumir esses produtos logo após comprar aparelhos novos em lojas do entorno, como Casas Bahia, Ponto Frio, Pernambucanas e Magazine Luiza.

Durante o processo de compra desses acessórios simples, os clientes acabam descobrindo outros gadgets, como o fone de ouvido, por exemplo, considerado por Ianael um dos produtos mais vendidos em todas as lojas da rede, juntamente aos carregadores de celular. "As pessoas compram bastante fone de ouvido com cabo. E se elas forem usar na academia, elas compram sem fio."

No centro da loja, os clientes se deparam com o Kit Youtuber e o Kit Gamer, ambos constituídos por um conjunto de gadgets para celular. Segundo o gerente, esses itens não possuem um bom índice de vendas em comparação aos demais produtos, por serem mais caros, custando em média R$ 200.

A equipe de reportagem do Quebrada Tech preparou uma lista exclusiva de gadgets que você pode encontrar nas lojas da sua quebrada. Confira.

1.Caixa de som bluetooth

A sincronização sem fio com o celular permite ao usuário que gosta de escutar música em ambientes fechados ou abertos tenha boas condições de mobilidade e movimento com a Caixa de som Bluetooth. Na quebrada, esses gadgets estão por toda a parte: em fechadas de lojas para chamar público, em barbearias, nas festas em família ou nas tradicionais sociais realizadas nas garagens.

2.Porta voz portátil

Com um tamanho que cabe na palma da mão, botões projetados e microfone embutido, o porta voz portátil é um gadget conveniente para usar dentro do carro ou em ambientes caseiros, como banheiro, quarto, sala e cozinha. Com ele, é possível atender ligações sem usar o celular e as mãos, enquanto você faz outras tarefas, como dirigir ou cozinhar.

3.Fones de ouvido bluetooth

De cores e funções variadas, os fones de ouvido sem fio são acessórios indispensáveis para os moradores das periferias que passam de duas a quatro horas por dia no transporte público, para ir e vir do trabalho. Com a sincronização no celular, os fones de ouvido bluetooth possibilitam ouvir músicas, assistir filmes e fazer e receber ligações.

4.Teclado portátil

Ideal para usar no trabalho ou em jogos, o teclado portátil usa a conexão bluetooth do celular para disponibilizar todas as funções que um teclado comum possui. Com isso, o usuário pode escrever textos, enviar mensagens, mexer em aplicativos, navegar em sites sem precisar tocar no aparelho.

5.Kit Youtuber

Equipado com um tripé, um microfone de lapela e uma webcam, o Kit Youtuber disponível nessas lojas das quebradas são de fácil manuseio e destinados a iniciantes na produção de conteúdo para os seus canais. Vendidos em média por R$ 100, algumas lojas disponibilizam um vendedor para dar dicas de como usar e montar os equipamentos do kit.

6.Controle Joystick Celular

Para a geração que passava as tardes nos fliperamas, agora é possível transformar o celular num vídeo game portátil, por meio da sincronização via Bluetooth do Controle Joystick Celular, que possibilita ao usuário realizar movimentos precisos e rápidos para atender os comandos necessários dos mais variados tipos de jogos. Além disso, o controle conta com uma boa durabilidade de energia e possui bateria recarregável.

Sobre os autores

O Desenrola E Não Me Enrola é um coletivo de produção jornalística que atua a partir das periferias de São Paulo, investigando fatos invisíveis que geram grandes impactos sociais na vida dos moradores e moradoras dos territórios periféricos.

Sobre o Blog

Como a vida dos moradores das periferias vem sendo impactada pela revolução digital que transformou as relações sociais, econômicas, culturais e políticas? É isso que o coletivo de jornalismo Desenrola E Não Me Enrola vai contar aqui no blog, trazendo histórias diretamente de quebrada para você conhecer de maneira mais aprofundada esse contexto social que mescla recursos mobile, consumo, comportamento, redes sociais e inovação. Site: https://desenrolaenaomenrola.com.br/