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Morador faz a ponte entre cliente desconfiado e comércio digital

Quebrada Tech

29/04/2020 04h00

Rogério Gonzaga mantém parcerias com alguns dos principais marketplaces do mercado (Arquivo pessoal)

Rogério Gonzaga, morador de Taboão da Serra (SP), está criando um novo formato de marketing digital para atender moradores da quebrada que ainda não têm muita afinidade com o comércio online. 

Por Tamires Rodrigues

Rogério Gonzaga, morador de Taboão da Serra, tem muitas profissões. Ele atua como fotógrafo, articulador cultural, montador de móveis, dono de bar e uma das suas mais recentes descobertas tem sido a prática do marketing digital. O que todas essas profissões têm em comum é o fato de Gonzaga realizá-las dentro da sua quebrada.

Mesmo sabendo de suas dificuldades em lidar com meios tecnológicos, Gonzaga decidiu estudar para aprender técnicas de vendas online. Desta forma, ele vem conseguindo usar estruturas de lojas virtuais para facilitar e aproximar o processo de compra e venda de produtos diversos do cotidiano dos moradores das periferias.

"Eu comecei a pesquisar como ganhar dinheiro em casa e descobri que tinha essa possibilidade de ser um divulgador afiliado online do Magazine Luiza e entrei nessa", diz Gonzaga. Ele relata que o inicio foi bastante difícil para obter resultados nas vendas. "Eu fiquei basicamente um ano sem vender nada, achava que era só postar lá e as pessoas iam ver, se interessar e querer comprar".

Gonzaga estuda marketing digital por meio de e-books e cursos na plataforma Hotmart. O marketing digital ainda é algo novo para ele e que apresenta uma série de dificuldades em aprender as linguagens e jargões utilizados nas aulas do curso. "Na questão do marketing digital para mim é o início, estou aprendendo, eu não sei muita coisa ainda, mas sei que existem muitas possibilidades, e sei que posso chegar muito além disso", afirma.

Hoje, Gonzaga divulga os produtos das lojas parceiras por meio de links, que são compartilhados na suas próprias redes sociais, como Facebook, Instagram e WhatsApp.

Ele diz que suas dificuldades com a tecnologia da informação faz com que ele tenha um processo mais lento de aprendizagem, principalmente para acompanhar os vídeos das aulas. "Tem coisa que para mim não fica tão óbvia, quando o cara explica que tem que fazer isso aqui e vai para lá, putz já me perdi", diz Gonzaga.

Atualmente Gonzaga trabalha em parceria com Magazine Luiza, Lojas Americanas, entre outras lojas online. Além disso, ele vende seus produtos próprios para outros marketplaces, como a ELO7 e o E-Bairro, onde vende móveis de pallets. Uma dessas iniciativas, o E-Bairro, é voltado apenas para venda de produtos e serviços de profissionais das periferias da zona sul de São Paulo, com foco em artistas e empreendedores.

Para entregar algo com diferencial, Gonzaga vai além da divulgação dos produtos. O empreendedor atua como uma espécie de buscador e comparador de melhores preços e tempo de entrega, visando garantir as melhores opções para seu cliente e uma melhor experiência de venda. "Eu pesquiso não só o melhor preço como também o melhor tempo de entrega, o que fica mais fácil para atender as pessoas", diz.

200 Degrees/ Pixabay

A desconfiança na compra online como oportunidade

Gonzaga considera que o principal pilar para que esse processo aconteça é construir um relacionamento de confiança com seus clientes. Ele atesta que muitos clientes que vêm lhe chamar têm uma cultura de desconfiança para fazer compras online, assim ele adotou um processo de experiência de compra diferenciado e mais humano. Desta forma, ele ouve todas as dificuldades do seu cliente e tenta resolver, e, claro, tudo digitalmente.

O mercado online é alvo de uma série de golpes cibernéticos, como o do "falso vendedor" que cria uma loja de mentira, vende para clientes legítimos, mas nunca envia o produto. Gonzaga afirma que já recebeu muitos relatos de seus clientes sobre a insegurança nas compras digitais. "As pessoas ainda têm medo. 'Ah, eu vou pagar e não vou receber.' 'Esse negócio é golpe.' As pessoas ficam com pé atrás, que é  legítimo e eu também entendo", diz.

Uma de suas clientes é Aline Santos, mais conhecida pelo nome artístico de Dandara. A moradora de Embu das Artes, em São Paulo, conta que conheceu Gonzaga pelos trabalhos culturais na região e por isso achou seguro fazer a compra com ele.

"Ele pesquisou o menor preço e o menor frete, mandou links do que achou para que eu aprovasse. Quando aprovei, ele fez a compra e me enviou o boleto, depois me enviou quando o produto saiu para entrega. Ele acompanha o produto e se chegou e como chegou", diz Santos.

Ela comprou um fogão elétrico, uma cafeteira e uma estante, e diz que além do serviço da compra online, Gonzaga ofereceu seus serviços para montagem de móveis. "No caso da estante ele ainda veio montar, só não montou porque quando chegou eu já havia feito, porque não sou muito de esperar".

Gonzaga conta que nesta quarentena por conta da epidemia de coronavírus suas vendas aumentaram, principalmente com produtos domésticos. "Teve uma boa procura. As pessoas estão pedindo e perguntando. De repente, isso se deve ao fato das lojas estarem fechadas. As pessoas querem comprar, mas não sabem onde. Aí eu falo que tem essa opção de você comprar online e receber em casa".

Hoje o empreendedor utiliza os meios digitais apenas para complementar sua renda. Ele enfatiza que em seus trabalhos procura ter liberdade e flexibilidade para fazer as coisas que gosta e, com conhecimento necessário, acredita que pode ser uma possibilidade de muitos moradores da quebrada. "E por que não isso ser uma profissão do futuro? Você pode trabalhar em casa, você faz seu horário e depois faz o que quiser, vai ao teatro, vai ao sarau, vai ao futebol".

Sobre os autores

O Desenrola E Não Me Enrola é um coletivo de produção jornalística que atua a partir das periferias de São Paulo, investigando fatos invisíveis que geram grandes impactos sociais na vida dos moradores e moradoras dos territórios periféricos.

Sobre o Blog

Como a vida dos moradores das periferias vem sendo impactada pela revolução digital que transformou as relações sociais, econômicas, culturais e políticas? É isso que o coletivo de jornalismo Desenrola E Não Me Enrola vai contar aqui no blog, trazendo histórias diretamente de quebrada para você conhecer de maneira mais aprofundada esse contexto social que mescla recursos mobile, consumo, comportamento, redes sociais e inovação. Site: https://desenrolaenaomenrola.com.br/