PUBLICIDADE
Topo

Youtuber faz rolê virtual na quebrada usando simulador de linhas de ônibus

Quebrada Tech

05/08/2020 04h00

Youtuber prepara manobra de ônibus no Terminal Jardim Ângela, zona sul da cidade (Arquivo Pessoal)

As lives do Matrix Games que mais chamam atenção dos seguidores retratam a simulação de linhas de ônibus nas periferias da zona sul de São Paulo. O canal do Youtube tem mais de 260 mil seguidores e se prepara para atingir a marca de 50 milhões de visualizações.

Por Ronaldo Matos

Enquanto o youtuber Phillip Barbosa, conhecido como Matrix nas redes sociais, inicia mais uma live manobrando um ônibus da linha 737A-10, que faz o trajeto Metrô Praça da Árvore  – Terminal Jardim Ângela, seguidores começam a reconhecer o bairro e os locais por onde o simulador passa. Com um console formado por três monitores, volante, câmbio para troca de marchas e pedais para frear e acelerar, ele engaja as pessoas a olhar de maneira diferente para o bairro e para o transporte público, por meio de jogos que transmitem realismo.

Morador do Jardim Mazza, no distrito do Jardim São Luís, zona sul de São Paulo, Matrix transformou sua paixão por games, presente na sua vida desde a adolescência, em uma forma de homenagear as linhas de ônibus do bairro onde mora.

"A minha paixão por ônibus surgiu desde criança. Eu sempre fui apaixonado por ônibus. Sempre brincava com caixinhas de pasta de dente simulando como se fosse um ônibus", diz.

O youtuber conta que na fase da pré-adolescência era muito difícil economizar dinheiro para comprar um computador, mas quando essa oportunidade surgiu, ele não hesitou em comprar. ""Foi daí que conheci os jogos de caminhão. No decorrer dos dias começou a aparecer jogos de ônibus e eu não parei mais. A minha paixão por ônibus estava ficando mais nítida para mim".

Na live (vídeo acima), que faz um trajeto no simulador passando pela estrada do M'Boi Mirim, o canal registrou um grande volume de interações

A partir deste momento, Barbosa passou a ficar mais próximo do universo dos jogos simuladores. Um dos marcos desta época foi a compra do Euro Truck Simulator 2, jogo que oferece suporte para ônibus também. "Eu sempre fui fanático pelos simuladores, gosto de simular muito a realidade trazendo mais realismo possível", afirma.

Com o simulador, o gamer consegue escolher qual local de saída, como bairro ou terminal de transporte público, pegar passageiros na plataforma, escolher o limite de pessoas para embarcar nos ônibus e a quantidade de carros nas ruas, fazer a planilha de rota e escolher o ônibus que deseja. O jogo ainda oferece outras configurações que podem ser descobertas por meio de tutoriais, assim como Matrix fez.

"Aprendo muito através de tutoriais que temos na plataforma, e, claro, eu também já fiz tutorial ensinando a galera de como baixar e jogar nos computadores e celulares. No momento, os jogos que levo para o canal são o Euro Truck Simulator 2, OMSI 2, Proton Bus Simulator (Android e PC) e o Fernbus Coach Simulator", diz.

Após passar um bom tempo estudando como customizar e pilotar diferentes modelos de ônibus, o youtuber passou a usar o seu canal para realizar lançamentos de modelos exclusivos de coletivos, fazendo inclusive parceria com marcas de turismo intermunicipal e interestadual.

Nas lives realizadas pelo youtuber, linhas de ônibus do Terminal Jardim Ângela e Terminal Santo Amaro podem ser facilmente reconhecidos pelo público. Segundo ele, esse é um dos atrativos que engaja os seus seguidores a acompanhar o seu trabalho.

Durante esta live (vídeo acima), o youtuber percorreu três diferentes bairros do Jardim Ângela, levando o ônibus até a garagem para simular o final da operação da linha

"Recentemente um amigo meu fez o bairro onde eu moro, chamado de Jardim Mazza, que fica paralelo à estrada do M'Boi Mirim. O nome do bairro dentro do jogo ficou Jardim Matrix, saindo justamente da rua onde eu moro e fazendo um percurso que existe na vida real, indo até o Terminal Santo Amaro. A sensação foi muito boa e fiquei muito feliz por ver isso dentro de um jogo", afirma.

Para Barbosa, morar na periferia e poder produzir conteúdos como gamer ajuda pessoas que não conhecem esse mundo dos jogos. Grande parte de seu público é de moradores das periferias. "Para uma pessoa que mora na periferia é muito difícil poder sair e ir se divertir em shopping e jogar naqueles fliperamas. A grande maioria dos módulos que disponibilizamos é gratuita, justamente para beneficiar as pessoas mais carentes da nossa comunidade", diz.

Barbosa está com o seu canal no Youtube e página no Facebook há seis anos. Ele conta que saiu recentemente do trabalho em um supermercado, que era bastante corrido, e passou a se dedicar ainda mais ao universo dos games, atuando apenas como youtuber.

O canal Matrix Games surgiu em maio de 2014 sem nenhuma pretensão de ser uma referência no universo gamer. Segundo o youtuber, era apenas um passatempo. Inspirado pelo youtuber Dudu Moura, Barbosa começou a gravar game plays, séries e tutoriais. "A partir daí não parei mais, o sonho tomou forma, ganhou proporções e hoje conta com mais de 260 mil de inscritos. Estamos provando que com empenho e amor ao que faz, o resultado é sempre o mesmo: o sucesso".

Atualmente, o canal Matrix Games se prepara para atingir a marca de 50 milhões de visualizações. O que antes era diversão, hoje acabou se tornando um instrumento de trabalho para o morador do Jardim Mazza, território que virou parte do jogo, passando a ter a linha de ônibus Jardim Matrix.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre os autores

O Desenrola E Não Me Enrola é um coletivo de produção jornalística que atua a partir das periferias de São Paulo, investigando fatos invisíveis que geram grandes impactos sociais na vida dos moradores e moradoras dos territórios periféricos.

Sobre o Blog

Como a vida dos moradores das periferias vem sendo impactada pela revolução digital que transformou as relações sociais, econômicas, culturais e políticas? É isso que o coletivo de jornalismo Desenrola E Não Me Enrola vai contar aqui no blog, trazendo histórias diretamente de quebrada para você conhecer de maneira mais aprofundada esse contexto social que mescla recursos mobile, consumo, comportamento, redes sociais e inovação. Site: https://desenrolaenaomenrola.com.br/